Sobre o ERRBA: o projeto e suas conquistas

Figura 1: Protótipo ERRBA de 2010.

O projeto ERRBA, cujo objetivo é a criação de um veículo de baixo consumo movido à combustão ou eletricidade, foi desenvolvido em 2006 pelos alunos da Universidade Anhembi Morumbi. Esses veículos participam da Maratona Universitária de Eficiência Energética, um evento anual que ocorre desde 2004 unindo diversas universidades (para maiores informações sobre a maratona, clique aqui).

Em seu primeiro ano de participação, no campo de provas de Cruz Alta em Indaiatuba, foram reunidas doze instituições de ensino superior. A Universidade Anhembi Morumbi conquistou o terceiro lugar na categoria gasolina, com um rendimento de 199.12 km/litro, aproximadamente.

Figura 2: Primeiro protótipo ERRBA.

Na tabela abaixo, podemos encontrar o desempenho do protótipo ERRBA nas categorias gasolina, elétrico e etanol.

No período de 2006 a 2010, o protótipo ERRBA manteve-se sempre entre os três primeiros classificados, em pelo menos uma categoria.

Além de obter a segunda colocação na categoria elétrico em 2007, o protótipo ainda participou da categoria Desing, onde o desing arrojado e inovador dos protótipos movidos à gasolina e elétrico foram reconhecidos pela comissão julgadora, obtendo a segunda colocação.

Figura 3: Protótipo vencedor na categoria Desing em 2007.

Em 2010, o projeto ERRBA foi agregado ao Núcleo de Estudos em Produção mais Limpa (NEPmaisL – para saber mais, clique aqui).

O projeto ERRBA é fruto do trabalho árduo realizado entre professores e alunos, envolvendo os cursos de Engenharia Mecânica, Engenharia de Produção e Engenharia Elétrica.

Contribuições: Professores Carlos Roberto Carneiro e Marcos Bonfadini.

Enviar um comentário

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s