Maratona Universitária de Eficiência Energética

A Maratona Universitária de Eficiência Energética surgiu em 2004, outra competição semelhante é a Shell Eco-Marathon, uma competição européia que ocorre há mais de 25 anos (maiores informações, clique aqui). Nela, participam instituições de ensino cujo objetivo é a criação de um veículo movido à combustão ou eletricidade, com baixo consumo. Todos os pilotos devem ser alunos da equipe participante.

Em seu primeiro ano e, inicialmente denominada como Maratona da Natureza, a competição reuniu 7 instituições participantes. A prova ocorreu nos dias 30 e 31 de julho no campo de provas de Cruz Alta, em Indaiatuba. Cada equipe equipou seus carros com motores de ciclo Otto.

Figura 2: Logo da maratona em 2004.

No seu segundo ano de existência a Maratona da Economia, ocorreu nos dias 7,8 e 9 de julho no campo de provas de Cruz Alta. A prova contou com a participação de oito instituições de ensino, totalizando doze protótipos participantes.

Figura 3: Logo da maratona em seu segundo ano.

Nomeada em seu terceiro ano de existência como a Maratona Universitária de Eficiência Energética, ocorreu nos dias 27, 28 e 29 de julho. Neste ano foi agregada a categoria elétrica à competição.

Figura 4: Competidores da maratona em 2006.

A Universidade Anhembi Morumbi em seu primeiro ano de participação participou com o protótipo ERRBA (para maiores informações sobre o protótipo e suas conquistas, clique aqui), conquistando a terceira colocação na categoria gasolina, com um rendimento de 199.12 km/litro, aproximadamente.

Figura 5: Equipe ERRBA 2006.

Em seu quarto ano, as provas ocorreram no kartódromo de Interlagos, em São Paulo, nos dias 01,02 e 03 de novembro. Com 25 equipes formadas sendo 12 carros movidos à eletricidade e 13 movidos à gasolina, a Universidade Anhembi Morumbi conquistou a segunda colocação na categoria elétrico, com um rendimento de 18.55 km/bateria.

Figura 6: Equipe ERRBA 2007.

Em 2010 houve a criação da categoria etanol. O protótipo ERRBA conquistou a primeira colocação nesta categoria, com um rendimento de, aproximadamente, 140.047 km/litro. Obteve também a segunda colocação na categoria gasolina, com um desempenho de, aproximadamente, 210.39 km/litro.

Figura 7: Equipe ERRBA 2010.

Para maiores detalhes sobre a maratona, acesse o site oficial clicando aqui.

Para acessar o regulamento, clique aqui.

Contribuições: Professores Carlos Roberto Carneiro e Marcos Bonfadini.

Enviar um comentário

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s